✨ PIONEIROS DA AUDITORIA MÉDICA ✨
Hoje destacamos a trajetória de João Paulo dos Reis Neto (CRM/RJ 47478-5), um dos pioneiros que fizeram história na Auditoria Médica.
Nome Completo: João Paulo dos Reis Neto
CRM/UF: 47478-5 / RJ
Faculdade e ano de formação: UFMA / 1986
Título de Especialidade / RQE (n°): Cardiologia nº 43471 Clínica médica nº 43472
Residência Médica: instituição e especialidade: Hospital Souza Aguiar RJ em Clínica médica e Hospital de Cardiologia de Laranjeiras RJ em Cardiologfia
Pós-graduação / MBE: instituição e área: Certificação UNIDAS Nacional com Ênfase Gestão de Saúde e Operação e Certificação Profissional em Administração, ICSS - Inst. de Certificação de Profissionais de Seguridade Social
Possui algum hobby? Qual? Sim, fotografia
Tempo de atuação em auditoria médica e atividades desenvolvidas 32 anos de experiência como auditor, gerente de auditoria e diretoria executiva em planos de saúde
Quais as funções desempenhadas pelo auditor médico e qual a mais importante em sua opinião? Os últimos anos provocaram uma grande mudança no papel do auditor. De fiscalizador de processos, ele tornou-se um profissional com participação estratégica no desenvolvimento da competitividade da empresa. O mais importante na minha opinião é ter a capacidade de realizar uma auditoria voltada para as questões de eficiência e economia com que os recursos são administrados e consumidos.
Quais as maiores dificuldades dentro da atividade enquanto médico auditor? Certamente o maior desafio do auditor na atualidade é de manter uma leitura/atualização constante, conhecer bem os processos administrativos, ter a capacidade de lidar com grande pressão por prazos e resultados, conhecer a dinâmica legislação relacionada à saúde, além do básico que se espera de que atue de forma éica, traduzida por discrição absoluta e capacidade de manter sigilo sobre as informações das quais tenha conhecimento.
Qual a importância da SBAM na sua opinião e o que esperar da sociedade? Além do papel tradicional que qualquer sociedade médica possui, acho que a SBAM deveria liderar um trabalho extremamente importante na formação de profissionais engajados e focados na eficiência e a efetividade da assistência prestada e do uso de recursos. Profissionais que possam contribuir ainda mais para o planejamento das ações de saúde e aperfeiçoamento do sistema, ajudando as instituições a melhorar seu desempenho e propiciar a correção das distorções, impropriedades, irregularidades detectadas.
Quais os maiores desafios a serem enfrentados pela SBAM? Manter a classe unida e forte é sempre um grande desafio de qualquer sociedade.