✅Por que é tão importante?
Visando padronizar as denominações dos procedimentos e desenvolver uma codificação clínica comum, a ANS criou a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que passou a ser obrigatória em 2010.
A tabela TUSS padroniza os códigos e as nomenclaturas dos procedimentos médicos, em total sintonia com as informações trafegadas na Saúde Suplementar, determinadas pela TISS.
A TUSS tem como base a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com todas as descrições nos processos de faturamento das operadoras devendo ser realizadas obrigatoriamente sob esse formato.
A Associação Médica Brasileira (AMB), responsável pela CBHPM, é a organização incumbida pelo trato com as terminologias, bem como a indicação de novas inclusões
É importante destacar que a TUSS não é uma tabela de preços, mas sim um referencial terminológico.
O fato de haver um código TUSS não significa que o procedimento está coberto pela Saúde Suplementar, é preciso que a ANS disponibilize a relação dos procedimentos cobertos e seus respectivos códigos no seu site oficial.
Vale lembrar que os itens que compõem o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estão presentes na TUSS, mas nem todos os procedimentos relacionados na TUSS integram o Rol.
O auditor precisa, além de sólido conhecimento técnico e ético, conhecer as estruturas administrativas e operacionais que regem o segmento da Saúde Suplementar.
✍🏼Fonte: ANS
.
.
.
#sbam #auditoriamedica #vaidarcerto #auditoria #medicina #medico #auditormedico #auditoriaequalidade #auditoriaemsaude #gestaohospitalar #consultoriamedica #medicoauditor #gestaoemsaude #associe
Tabela TUSS e a padronização na saúde suplementar
SBAM | 18 Feb 2022
© 2024 - SBAM - Desenvolvido por Revolution Tech e Cazoolo