PIONEIROS DA AUDITORIA MÉDICA NO BRASIL
Dra. Glória Jane Araújo de Melo – CRM BA 4753
Pediatra (RQE 1999)
Formada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - em 1976, com Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Martagão Gesteira de Salvador (BA) e Pós-Graduação em Administração e Gerenciamento em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além de grande apreciadora da arte impressionista, a Dra. Glória nos conta que permite “aventurar-se na pintura em aquarela de cartões e algumas telas que se encontram espalhados em casas de amigos queridos”
Iniciou suas atividades em Auditoria Médica em 1982, ao ser contratada como analista de contas médicas pela Golden Cross. Posteriormente assumiu as Gerências Regionais Técnicas e de Credenciamento e, numa época que a auditoria médica ainda dava seus primeiros passos, tornou-se co-fundadora da Sociedade dos Médicos Auditores do Estado da Bahia (atualmente inativa).
Considera que sua maior conquista na área profissional ocorreu após deixar o trabalho da Golden Cross, ao fundar a sua própria empresa de auditoria. Assim nasceu a Control Med, que atuou por mais de 20 anos nos estados da Bahia e Sergipe.
“Tenho grande orgulho de saber que grandes auditores e gestores de hoje foram meus alunos no passado. Passamos por muitos processos até chegarmos a atual era da automação”.
Atualmente é contratada pela Audicare Auditoria na prestação de serviços para o TRT-5 Saúde em Salvador.
Em sua opinião, a função mais importante e, portanto, a mais difícil do médico auditor é encontrar o equilíbrio custo x benefício entre os inúmeros tratamentos propostos para as mais diversas patologias. Ou seja, oferecer terapias e procedimentos adequados às necessidades dos pacientes, mantendo a sustentabilidade do sistema.
Acredita que a maior dificuldade dentro da atividade em auditoria médica é acompanhar a evolução da tecnologia, bem como evitar o desperdício de recursos e a utilização, por vezes não racional, destas novas tecnologias pelos profissionais assistentes.
Salienta a importância fundamental da SBAM no fortalecimento da Auditoria Médica, através da capacitação e uniformização da atuação de seus membros, do relacionamento com as demais sociedades médicas e conselhos de classe.
Considera que a SBAM deva ser fonte de inspiração para os médicos que já estão no exercício da auditoria e para os que pretendem adentrar nesta área, tendo como diretriz o senso de ética coletiva e sem perder a capacidade de enxergar o indivíduo.
E este é, a seu ver, o maior desafio da SBAM uma vez que considera que há pessoas muito inspiradoras que dela já fazem parte.